Criada pelo Governo Federal para repatriar brasileiros da área de conflito no Oriente Médio, a “Operação Voltando em Paz” resgatou 1.477 passageiros e 53 animais domésticos, trazidos ao Brasil em 10 voos realizados pela FAB, sendo que o primeiro chegou ao País em 11/10 (quatro dias após o início do conflito) e o último em 13/11 (com os repatriados da Faixa de Gaza). Entre o primeiro e o último voo, foram 36 dias marcados por diplomacia, logísticas complexas e articulações diante de um cenário de crise internacional. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, 9 psicólogos e 15 enfermeiros) participaram da logística, que contemplou a distribuição de mais de 3 mil refeições em 315 horas de voo.
Resposta imediata. O mundo ainda assimilava o choque dos atentados cometidos contra Israel no sábado, dia 07/10, quando o Governo Federal deu início à mobilização para estruturar a retirada dos brasileiros da zona de conflito. Nesse mesmo dia foi montado um gabinete de crise e, uma vez acionadas, as embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), do Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) deram início à operação diplomática para identificar quem eram e onde estavam os brasileiros na região conflagrada. Em paralelo, a Força Aérea Brasileira era acionada para garantir que as aeronaves pudessem resgatar os cidadãos brasileiros no mais breve prazo possível.
Cadastramento. Por meio de formulário online, cerca de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Aqueles que não conseguiram lugares em voos de companhias aéreas privadas passaram a ser atendidos pela Operação Voltando em Paz, seguindo requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Até especialistas do Ministério da Agricultura foram envolvidos para garantir o repatriamento de animais domésticos. No dia 10/10, aeronave da FAB deixou o Aeroporto de Tel Aviv, em Israel, trazendo os primeiros brasileiros repatriados.
Ajuda humanitária. A Operação Voltando em Paz não foi marcada apenas por missões de resgate. Além dos voos de repatriação, duas aeronaves da Presidência levaram à região de conflito alimentos, insumos médicos e purificadores de água. Em 18/10, uma aeronave pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água. Também foram desembarcados dois kits de saúde. Cada um atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês e são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha 48 itens, com um total de 267 quilos de materiais. Em 02/11, um outro voo pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando na bagagem 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em uma nova ação de ajuda humanitária do governo brasileiro aos palestinos.
Repatriados de Gaza. Em 12/11, a Operação Voltando em Paz viveu um de seus momentos mais importantes, quando o grupo de brasileiros que ansiava por deixar a Faixa de Gaza cruzou finalmente a fronteira com o Egito e, no dia seguinte, embarcou no 10º voo rumo ao Brasil – onde foi montada uma operação de acolhimento aos repatriados de Gaza, com serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
CRONOLOGIA
11/10/2023: chega ao Brasil 1º voo da FAB com 211 brasileiros repatriados da região de conflito entre Israel e palestinos, no âmbito da operação “Voltando em paz”.
12/10/2023: chega ao Brasil 2º voo da FAB com 214 brasileiros e 3 animais domésticos, repatriados da região de conflito no Oriente Médio, no âmbito da operação “Voltando em paz”, do Governo Federal. Nesse mesmo dia, avião presidencial com 40 lugares embarca para a Itália para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza.
13/10/2023: chega ao Brasil o 3º voo da FAB com 69 brasileiros repatriados da região de conflito no Oriente Médio, no âmbito da operação “Voltando em paz”. Nesse mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comanda em Nova York uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas convocada pelo Brasil. Na pauta do evento, a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio.
14/10/2023: chega ao Brasil o 4º quarto voo da FAB com 207 brasileiros e 4 animais repatriados da região de conflito no Oriente Médio, no âmbito da operação “Voltando em paz”.
15/10/2023: chega ao Brasil o 5º voo da FAB com 215 brasileiros e 16 pets repatriados da região de conflito no Oriente Médio, no âmbito da operação “Voltando em Paz”, do Governo Federal. Nessa data, um grupo de 32 pessoas permanecia abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza, aguardando autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira, se deslocar até o aeroporto do Cairo e de lá serem trazidos para o Brasil.
16/10/2023: aeronave da FAB embarca para repatriar brasileiros que estão na região do conflito e levar assistência humanitária ao Oriente Médio, transportando 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Os itens serão descarregados em Roma, onde se somarão a outros 5 purificadores transportados anteriormente.
18/10/2023: aeronave presidencial da FAB chega ao Egito com ajuda humanitária enviada pelo Brasil para ser entregue em Gaza. São 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água. O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje pela população da Faixa de Gaza. Além disso, foram desembarcados dois kits de saúde. Cada um atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Eles são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, com um total de 267 quilos de materiais.
19/10/2023: chega ao Brasil o 6º voo da FAB com 219 brasileiros e 11 pets repatriados de Israel, na operação “Voltando em paz”, do Governo Federal.
21/10/2023: chega ao Brasil o 7º voo da FAB com 66 brasileiros e 3 bolivianas repatriados da região do conflito no Oriente Médio, no âmbito da operação “Voltando em paz”. Família boliviana com mãe e duas filhas foi incluída no fim da fila de reservas após atestado de não comparecimento de brasileiros em Tel Aviv.
23/10/2023: chega ao Brasil o 8º voo da FAB com 209 brasileiros e 9 pets repatriados da região de conflito no Oriente Médio. Operação “Voltando em paz” do Governo Federal já totaliza 1.410 brasileiros repatriados e 53 animais domésticos.
30/10/2023: Brasil envia nova carga de ajuda humanitária à população de Gaza. Aeronave cedida pela Presidência decolou com destino ao Egito levando 1,5 tonelada de arroz, açúcar, derivados de milho e leite. Os alimentos foram doados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O carregamento enviado é destinado à assistência humanitária da população na região da Faixa de Gaza. Essa é a segunda missão da Operação Voltando em Paz em que houve envio de itens de assistência humanitária. A primeira foi realizada em 18/10, quando a aeronave levou ao Egito equipamentos de filtragem de água e kits de saúde.
01/11/2023: Governo Federal resgata 32 pessoas de 12 famílias que estavam na Cisjordânia e manifestavam interesse na repatriação. São 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros. A operação envolveu três veículos, entre ônibus e vans alugados pela representação do Brasil.
02/11/2023: chegam ao Brasil as 32 pessoas resgatadas da Cisjordânia, no 9º voo da FAB, no âmbito da operação “Voltando em Paz”, realizada pelo Governo Federal.
13/11/2023: Presidente Lula recebe em Brasília o grupo de 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza, no Oriente Médio. São 22 brasileiros e 10 palestinos familiares dos brasileiros trazidos no 10º resgate da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal. Com esse voo, já são 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados em cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira.