RETROSPECTIVA GOVERNO LULA/MD 2023
MD/Exército. Em 21/01/2023, o presidente Lula nomeia o general Tomás Ribeiro Paiva como novo comandante do Exército, em substituição ao general Júlio César de Arruda.
MD/ProSub. Em 23/03/2023, Presidente Lula visita Complexo de Itaguaí para conhecer avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub). Criado em 2008, o ProSub conclui testes do segundo submarino produzido após parceria entre Brasil e França para transferência de tecnologias.
MD/Condecorações. Em 06/04/2023, Presidente Lula recebe 56 oficiais-generais promovidos nas Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha). Entre eles, a médica Maria Cecília Barbosa, depois de 28 anos de serviços às Forças Armadas. Ela é a terceira mulher da história e primeira mulher negra a alcançar o posto de Almirante.
MD/Embraer. Em 09/05/2023, Presidente Lula inaugura linha de produção do caça Gripen em fábrica da Embraer na cidade de Gavião Peixoto (SP), concretizando um dos maiores programas de transferência de tecnologia da história do país. Em parceria com a empresa sueca Saab, a Embraer produzirá, com engenheiros e técnicos brasileiros, 15 das 36 unidades do Gripen. A linha de montagem é a única existente do caça fora da Suécia e abre portas para tornar o Brasil um centro de produção e exportação de aeronaves de caça. O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014. A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue.
MD/Operação Yanomami. Em 22/06/2023, presidente da República em exercício, Geraldo Alckimin, assina o Decreto nº 11.575, que redefine o papel do Ministério da Defesa no apoio às ações de emergência em saúde pública e no combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. O documento amplia a atuação da pasta em torno do tema. Agora, o Ministério da Defesa atuará também na execução de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na faixa de fronteira terrestre e na água, promovendo ações de patrulhamento, revista de pessoas, de veículos terrestres, de embarcações e de aeronaves, além de prisões em flagrante. Denominada Ágata Fronteira Norte, a nova fase da operação conta com efetivo de aproximadamente 1.200 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que já estão atuando na faixa de fronteira na Região Norte. Inicialmente, estão sendo empregadas 17 aeronaves, um Navio-Patrulha Fluvial e cinco lanchas blindadas.
MD/Calha Norte. Em 28/07/2023, Ministério da Defesa anuncia que o Programa Calha Norte entregou 57 obras de infraestrutura no estado do Amapá entre os dias 17/7 e 21/7. São reformas de casas populares, passarelas de madeira e concreto, praças e arenas esportivas, revitalização de pavimentações, feiras cobertas e centros de convivência, que beneficiam populações afastadas das áreas urbanas. No mesmo período, as 12 equipes multidisciplinares do Departamento do Programa Calha Norte, compostas por militares e civis das áreas de engenharia, arquitetura e finanças, vistoriaram outros 51 empreendimentos em execução no estado. No total, as 108 obras de infraestrutura do PCN no Amapá vão beneficiar cerca de 700 mil pessoas. A previsão para a conclusão de todas é março de 2024.
MD/7 de Setembro. Desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios marca celebração oficial do Dia da Independência. As manobras de alta perícia dos pilotos dos sete Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça encerraram em 07/09/2023 o tradicional desfile do Dia da Independência em Brasília. Uma festa que, além da parada cívico-militar, exaltou a paz e a soberania, a saúde e a vacinação, a ciência e a tecnologia e a defesa da Amazônia.